domingo, 17 de maio de 2009

Gazeta Mercantil - A Evolução da Beleza Feminina



Abaixo está a entrevista concedida pelo Dr. David Heber, Chairman do Conselho de Assessoria Científica e Médica da Herbalife, ao jornal Gazeta Mercantil, publicada no dia 23/04/2009.

A evolução da beleza feminina
O médico americano, que acaba de lançar uma nova dieta, acredita que é possível emagrecer com a combinação de três ingredientes: frutas e vegetais coloridos, shakes e exercícios físicos.
Por: Cinthia Rodrigues (Rio de Janeiro)

Em seu consultório americano que fica na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, o doutor David Heber, Ph.D, tem uma estátua da Vênus de Willendorf. A mulher de proporções exageradas - barriga, seios e vulva extremamente grandes, braços muito frágeis e cabeça coberta com rolos de tranças - um dia já foi considerada bela. A estilização da figura feminina, que data de 24 mil anos atrás, representa o ideal de beleza perpetrado por anos por representar a mulher capaz de gerar muitos filhos. Hoje, a Vênus é considerada grotesca. Entre as centenas de pacientes que desfilam em seu consultório (se perder o horário, é possível ter que esperar mais três meses para conseguir uma vaga), ninguém quer ter as formas daquela mulher. "A moda é ser magro", diz o médico, que desembarcou no País para lançar o livro "A Dieta de Los Angeles", da editora Best Seller, um livro que ensina como perder peso, em 14 dias, com a ajuda de shakes e um cardápio que dá preferência a frutas, vegetais e exercícios físicos.

Heber é categórico ao defender o seu plano de emagrecimento. Para o médico, o mais importante quando se pretende perder peso, é ter certeza que se está ingerindo a quantidade correta de proteínas e perdendo gordura. "O paciente corta as proteínas das refeições, a massa muscular cai, há menos queima de calorias e o efeito não é o desejado", diz. Para falar sobre as dietas da moda e sobre a sua visão de como é emagrecer corretamente, Heber falou com exclusividade à Gazeta Mercantil durante uma convenção de vendas da Herbalife, empresa para a qual presta consultoria. Durante a entrevista, revelou que a falta de alguns alimentos pode causar abstinência, o que leva alguns pacientes a buscar até o alcoolismo.

GZM - Por que todo mundo quer ser magro?
É moda. Em tempos antigos, a beleza estava nas mulheres mais gordas, mais pesadas. Também era comum que elas morressem ao dar à luz. Em minhas classes, eu tenho uma réplica de uma estátua de 24 mil anos atrás chamada Vênus de Willendorf. Ela tem quadris muito largos, músculos grandes e era considerada o ideal de mulher para casar, porque ela podia gerar muitos filhos. Na América, a moda da magreza veio com a modelo Twiggy, que apareceu na década de 60. Eu acabei de chegar da China e até lá, as mulheres, que já são magras, querem ser mais magras. Isso é um problema para nós, médicos. Quando elas cortam proteínas, a massa muscular cai drasticamente, elas queimam menos calorias e passam a vida inteira em dieta e fazendo refeições inadequadas.

GZM - O que é a dieta de Los Angeles?
Ela foi concebida em 2004 e originalmente batizada de A dieta da forma de Los Angeles. A ideia é que, para manter um corpo saudável, as pessoas precisam comer bastante proteína e pouca gordura. Mas não apenas. É preciso tomar shakes. Fiz muitas pesquisas e criei 14 receitas que substituem refeições. Eu tomo um shake todo dia de manhã. Bato no liquidificador junto com uma fruta e leite e não sinto fome. Se você pula refeições, aí começa o problema. Quando você corta calorias, você perde músculos e gordura. Se você corta sobremesas e comidas desaconselháveis e toma o shake, você queima a gordura do corpo e mantém os músculos de seu corpo. O livro fala sobre isso. As pessoas acreditam que não faz diferença como você perde peso. Você pode fazer Atkins, dieta mediterrânea, baixa gordura. Minha ideia é ter consciência de quanta proteína você ingere, comer vegetais e frutas coloridas e reduzir o nível de gordura. Também é importante ingerir vitaminas e minerais e fazer exercícios.

GZM - Não é monótono ingerir dois shakes por dia?
Você pode tomar dois shakes por dia e complementar com uma refeição colorida com frutas e vegetais, um peito de frango ou peixe. Eu sei que no Brasil as pessoas gostam de carne vermelha. Também é bom complementar com uma barra de proteína no meio da manhã e no meio da tarde.

GZM - É fácil para uma pessoa seguir a dieta de Los Angeles sem acompanhamento médico?
Recomendo no começo do livro que quem quiser começar a dieta deve consultar um médico. Mas se uma pessoa consumir mais de mil calorias por dia, é considerado seguro.

GZM - O senhor tem pacientes?
Sim, atendo mais de 250 pacientes na UCLA (University of California, Los Angeles) com problemas de obesidade, falência nos rins, coração. Cuidamos dos casos mais difíceis.

GZM - A dieta de Los Angeles surgiu do contato com esses pacientes?
Sim, aprendo com meus pacientes há 25 anos. Perguntei a eles quais os alimentos que eles têm dificuldade e fiz a minha lista de "gatilho". Descobri que as pessoas ficam viciadas em comida e que sentem abstinência quando estão cansadas, estressadas… Elas querem uma zona de conforto. Eu tive por muitos anos isso, com Coca-cola, batata frita, sorvete. Se você quer parar de comer, não é como parar de fumar. A pessoa morre de fome. Você precisa substituir. Identificar e eliminar. Há teorias que comprovam que o açúcar das colas e a gordura das batatinhas estimulam a parte do cérebro que vicia. Na ânsia de conseguir eliminar esses alimentos, alguns até tornam-se alcóolatras.

GZM - É possível perder peso em 14 dias?
Você pode começar a ter novos hábitos em duas semanas. Se você diz para uma pessoa que ela pode perder um peso em um ano, ela pode se sentir extremamente desafiada e não conseguir.

GZM - Por que há tantas dietas da moda?
As pessoas querem algo fácil e rápido. Depois do Ano Novo, elas perguntam: onde está o novo livro de dieta? É uma indústria, movimenta dinheiro. Meus livros vendem bem, mas não são best-sellers milionários porque o meu objetivo é educar as pessoas, não oferecer soluções rápidas.

GZM - Beber água gelada emagrece?
Existe no corpo humano algo chamado gordura marrom. Ela produz calor. É o que o urso tem quando hiberna no inverno. Há estudos em curso para avaliar como essa gordura marrom poderia produzir mais calor e queimar energia. Se você bebe água gelada, é possível que aumente a produção de calor. No frio, as pessoas tem mais vontade de comer coisas ruins para aumentar o calor do corpo.

GZM - Para quem está de dieta, é melhor evitar o jantar?
Não, o ideal é comer proteína, como frango ou peixe. A última opção seria a carne. É preciso comer porque o corpo vai ficar inativo durante muito tempo. No café da manhã, a parte branca do ovo é uma boa. No almoço, é aconselhável atum com salada verde e vinagre branco. À tarde, uma barra de proteína.


Eduardo Sidegum

Distribuidor Independente Herbalife

http://www.50k.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato.

Assim que eu estiver conectado, respondo.

Abraço,

https://www.visiteherbalife.com.br/shakeherbalife/pt-BR