quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Suplementos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

da redacao de http://www.abril.com.br

Mesmo que ainda não esteja em idade de se preocupar, você precisa se precaver para não engrossar a estatística dos 300 mil brasileiros que morrem todos os anos, vítimas de doenças cardiovasculares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Como? Apostando nos suplementos que completam a lista de nutrientes que deixamos de ingerir diariamente. Segundo Cynthia Carla da Silva, diretora do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, os brasileiros consomem 50% a menos do que as três porções de frutas e três de hortaliças que garantem todos os nutrientes de uma dieta equilibrada. Portanto, atenção à lista de substâncias a seguir.

Bioflavonóides
Diz a mitologia que Baco, deus romano do vinho e do oba-oba, ressuscitou várias vezes. Em nenhuma "passagem" sofreu um ataque do coração. Uvas são ricas em bioflavonóides, que mantêm a saúde dos vasos sanguíneos e controlam a hipertensão arterial.

Além disso, a capacidade antioxidante dos bioflavonóides protege as células do envelhecimento e da morte prematura, indica uma pesquisa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).
Dose diária: 100 mg.

Colina e inositol
Essa dupla mais do que dinâmica é essencial para evitar a aterosclerose, que leva à obstrução das artérias por placas de gordura. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, descobriram que a deficiência de colina está relacionada ao aumento de homocisteína, um vilão ainda mais assustador do que o colesterol.

Ela promove o acúmulo de gordura nos vasos, o que danifica a parede interna das artérias e favorece a formação de coágulos sanguíneos que as obstrui. "Já o inositol neutraliza o colesterol ao quebrar as moléculas de gordura", diz a cardiologista Heloisa Rocha, do Rio de Janeiro.
Dose diária: 425 mg de colina e 200 mg de inositol.

Fitosteróis
Essa briga é boa. "Os fitosteróis — hormônio vegetal semelhante ao estrogênio — competem com o colesterol pela absorção no intestino", diz a nutricionista Elke Trautwein, do Unilever Food & Health Research Institute, na Holanda. E nessa disputa os fitosteróis levam vantagem. Uma pesquisa do British Journal of Nutrition aponta que a ingestão reduz o colesterol no sangue em 10%.
Dose diária: 2 g.

*Com informações da WOMEN'S HEALTH

--
Eduardo Sidegum
http://www.50k.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato.

Assim que eu estiver conectado, respondo.

Abraço,

https://www.visiteherbalife.com.br/shakeherbalife/pt-BR