sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Gazeta Mercantil - "Herbalife registrou um crescimento de 47,3%"

Administração & Serviços

25/11 - 00:27
Herbalife Brasil só perde em vendas para a China

São Paulo, 25 de Novembro de 2008 - A operação brasileira da Herbalife, multinacional norte-americana especializada na venda de produtos para nutrição e controle de peso, registrou um crescimento de 47,3% nas vendas líquidas do terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2007.

Com o resultado, o País - que é o terceiro mercado da empresa no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e México - registrou o segundo melhor desempenho da Herbalife no período. Só perdeu em crescimento para a China que vendeu 87,3% mais no terceiro trimestre deste ano que em igual período de 2007.

O diretor da empresa no Brasil, Marcelo Zalcberg, atribui o desempenho da companhia no País a basicamente dois fatores: a utilização mais intensa do catálogo de produtos e a idéia de oferecer degustação dos produtos a consumidores. "Em um ano quadruplicamos o número de catálogos. Hoje, são mais de 100 mil unidades por mês", afirma o executivo.

Depois do Brasil, registraram as maiores altas os mercados da Coréia do Sul (30%), Itália (27,1%), Estados Unidos (23,4%) e Taiwan (20%).

A empresa, cuja comercialização dos produtos é feita pelo sistema de venda direta, registrou globalmente vendas líquidas de US$ 602,2 milhões entre julho e setembro. O valor é 13,7 % superior o verificado em igual período de 2007 e se configurou no 19 trimestre consecutivo que a companhia registra crescimento de dois dígitos em suas vendas líquidas no mundo.

A Herbalife é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo que adotam o modelo de Marketing de Rede - sistema de distribuição em que bens ou serviços saem do fabricante para o consumidor por meio de uma rede de contratantes independentes - para comercialização de seus produtos. Presente em 70 países, sendo o mais novo o Equador, a companhia conta com uma rede de 1,9 milhão de distribuidores independentes (150 mil no Brasil).

Em 2007, a companhia registrou vendas brutas da ordem de US$ 3,5 bilhões, resultado 14% maior que o registrado em 2006.

Há cerca de três anos, a Herbalife adotou no País a estratégia de desenvolver produtos específicos para o mercado brasileiro. Hoje, 16% do portfólio de produtos da empresa é composto por itens fabricados no Brasil. Sopas, barras de proteína e produtos de cuidados pessoais são produzidos por terceiros com exclusividade para o consumidor brasileiro da Herbalife.

Os outros 84% do portfólio são formados por produtos importados, principalmente dos Estados Unidos. "Por enquanto não há nenhuma previsão de aumento de preço", diz.

Para saber mais: Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 4 - Valéria Serpa Leite)

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Eduardo Sidegum
http://www.50k.com.br



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